Sou sem dúvida alguma a pessoa mais medrosa do mundo , então haja coragem para fazer esses exames todos com nomes esquisitos , para tranquilizar quem ainda não fez , mas ainda vai ter que fazer todos os exames, então lá vai
Mamografia : Mamografia é um raio-X da mama, usada tanto para mulheres que não têm sintomas como para as que apresentam suspeita de câncer. No exame, a mama é colocada entre suas placas, para ser radiografada. O exame dura cerca de 20 minutos. Não dói (pelo menos eu não chorei...rs)
Ressonância Magnética: No exame a paciente deverá deitar-se na mesa de exame, usualmente com a barriga para baixo. A mesa moverá para que a paciente fique no interior do aparelho. O exame produz um ruído alto. No meio do exame o contraste será administrado. Ao término do exame pode demorar 1 a 2 minutos para que a paciente seja retirada, pois o medico estará verificando as imagens para avaliar se o exame esta bem feito. A análise completa do exame e o laudo são feitos depois. (Náo chorei tb, apesar da aplicação do contraste, que de verdade nem doeu)
Biópsia:
Há vários tipos de biópsia e o médico escolhe a mais indicada para cada caso:
- Biópsia por aspiração com agulha fina: uma agulha bem fina, às vezes guiada por ultrassonografia, é usada para retirar líquido do nódulo. Se o nódulo for sólido, pequenos pedaços de tecido são removidos e analisados ao microscópio. Se a biópsia não der um resultado claro ou se o médico não tiver certeza do diagnóstico, uma segunda biópsia ou um tipo diferente de biópsia pode ser necessário. (quase que eu chorei , mas a anestesia pegou bem e não posso dizer que doeu , só tive que ficar uns 2 dias de repouso de atividades físicas pesadas) esse é o exame que fala exatamente o tamanho e tipo do tumor e o tipo de cirurgia que vai ter que ser feito)
- Biópsia estereotáxica por agulha grossa: ela é usada para remover vários cilindros de tecido e é feita com anestesia local.
- Biópsia cirúrgica: algumas vezes uma cirurgia é necessária para remover todo nódulo ou parte dele e analisá-lo ao microscópio. Muitas vezes remove-se também tecido sadio ao redor do nódulo.
Cintilografia Óssea: A cintilografia óssea é um dos procedimentos mais antigos e estabelecidos da medicina nuclear, representando mais de 1/3 dos exames realizados na especialidade.
Basicamente consiste na injeção na veia de radiotraçador ósseo (difosfonados) que permite o rastreamento do esqueleto como um todo, o contrate é aplicado e vc faz o exame depois de umas 3 ou 4 horas, o contrate é bem pouquinho nem da para ter medo .(ganhei pirulito nesse)